domingo, 4 de fevereiro de 2018

26/12 - Montevideo - Colônia Del Sacramento - Buenos Aires

Dia de ir embora é sempre meio depressivo, ainda mais quando deixamos um lugar no qual tenhamos gostado muito, esse foi nosso caso com Montevideo, todos nós adoramos a cidade (apesar do seu trânsito confuso), uma capital de país com ares do interior e de brinde com uma orla maravilhosa para fechar o pacote, Montevideo realmente deixou saudades.
Porém a hora era de partida e a direção era Buenos Aires, nos planos inciais, iríamos por terra, atravessando a fronteira por Fray Bentos, uma viagem de aproximadamente 8 horas. No entanto, no dia anterior a partida, estive pesquisando novamente o preço da travessia de balsa entre Colônia Del Sacramento e Buenos Aires. Pelo site eu vi que o preço estava girando em torno de R$ 350,00 para a travessia na balsa maior e consequentemente mais lenta. Sairíamos por volta das 19:00 de Colônia e chegaríamos em Buenos Aires em torno das 22:00, a balsa mais rápida estava em torno de R$ 700,00 com apenas 1 hora de travessia. Ficamos na dúvida do que fazer e decidimos que iríamos até Colônia para conhecer a cidade e aproveitar para consultar o preço da balsa direto no guichê (que alguns viajantes relataram que seria menor) e caso não fosse, seguiríamos para BA pela rodovia. Melhor decisão possível!
A rodovia até Colônia del Sacramento partindo de Montevideo está com boas condições, possui alguns pedágios e alguns trechos são duplicados, outros de pista simples, de qualquer forma uma pista tranquila e muito bonita.
Chegamos em Colônia por volta das 10:00 e fomos direto para área portuária nos informarmos pela passagem, ao todo 3 empresas operam a travessia até Buenos Aires, a Buquebus (mais tradicional, com melhores serviços e também a mais cara) a Seacat (que seria a intermediária em relação à serviços e valores) e a Colônia Express (mais em conta e com piores serviços). Após uma rápida pesquisa nas 3 empresas, que por sinal operam uma ao lado do outra, optamos pela Seacat, que oferecia a travessia em 1 hora com o valor total de R$ 520,00 para 3 pessoas, mais um veículo. Como o combustível é muito caro no Uruguai, cerca de R$ 6,00 o litro, mais pedágios e principalmente o desgaste de 8 horas de viagem, chegamos à conclusão que a travessia pela balsa seria a melhor opção e com certeza foi.
Passagens compradas, hora de conhecer a bela Colônia del Sacramento, uma linda cidade histórica que foi a única colônia portuguesa em terras uruguaias e por isso foi local de grandes batalhas com os espanhóis. A cidade em si é até grande, o que chama a atenção é realmente seu centro histórico, o resto não há muito o que se ver. Paramos o carro na praça central e fomos explorar a pé as ruas próximas, o dia estava lindo, porém o calor era escaldante e para piorar, muita umidade, o que deixa a sensação térmica ainda mais desagradável. Demos uma pequena volta nos pontos principais, o centro histórico é realmente muito interessante, tiramos algumas fotos, e partimos para o almoço, nosso barco sairia por volta das 16:00 e era pedido que se chegasse com 1 hora de antecedência para o embarque.
Nos arredores do centro histórico, há várias opções de restaurantes, todas elas muito caras para o nosso padrão, então resolvemos procurar um supermercado para comprar algo para comermos e assim economizar tempo e dinheiro. Foi aí que encontramos um trailer de lanches ao lado de um supermercado indicado pelo GSP, ao perguntar sobre o preço, os sanduíches giravam em torno de R$ 15,00, realmente um achado. Vimos algumas pessoas comendo, era uma comida bem servida e um local limpo, almoçamos por ali mesmo e logo depois fomos pegar a balsa, porém, antes uma pausa para aliviar o calor e tomarmos um sorvete, por recomendações em sites, escolhemos a sorveteria El Cali, sinceramente, não gostamos, um sorvete aguado e bem sem graça, pelo menos ajudou a refrescar, saindo de lá era hora de ir para o terminal.
Para fazer o embarque o processo é rápido, ali mesmo se faz a saída no Uruguai e a entrada na Argentina, estávamos com todos os documentos em ordem, então era apenas uma questão de burocracia mesmo. Com tudo certo, fomos para a sala de embarque esperar a chamada, parece muito com um sistema de aeroporto, um salão grande, com banheiros limpos, uma pequena lanchonete e televisões com a hora de embarque e desembarque de cada companhia. Neste dia o calor estava insuportável e o ar-condicionado não estava dando conta, foi uma espera muito desconfortável.
Próximo ao em embarque, ouvimos a chamada no sistema de som e fomos para o local indicado, neste momento as passagens e documentos são conferidos e é feito o embarque também de veículos, a Marcela e minha mãe embarcaram por um lado e eu fui manobrar o carro na balsa entrando por outro. Tudo é bastante organizado e os funcionários são em geral muito atenciosos, por fim, apesar de termos comprado passagem pela Seacat, acabamos embarcando em uma balsa da Buquebus, foi ótimo! Carro guardado, era hora de subir para encontrar as duas e partirmos para Buenos Aires, a viagem transcorreu muito tranquila, o barco é muito bom, com ar-condicionado e poltronas confortáveis, aí foi hora de relaxar e esperar pela chegada.
Passado cerca de uma hora, foi avisado que estávamos chegando em Buenos Aires e quem estivesse com veículo era necessário descer para fazer a retirada. A saída da balsa é um pouco confusa, mas com paciência tudo dá certo, antes de sair do porto, uma rápida revistada no carro pela aduana argentina e uma conferência de documentos, tudo certo era hora de procurar nosso apartamento.
Chegamos numa hora ruim em Buenos Aires em relação ao trânsito, a área ao redor do porto está passando por grandes reformas e o trânsito estava um caos, mais uma vez, com um pouco de paciência tudo se resolve e logo saímos da muvuca e estávamos em direção ao bairro da Recoleta.
A primeira impressão que tivemos de BA foi como sendo uma versão argentina de São Paulo, uma grande capital com um fluxo intenso de automóveis e pouca paciência por parte dos motoristas, principalmente os de ônibus, que realmente não tem o menor pudor em dirigir de uma forma muito agressiva. Passado o primeiro "choque" fomos procurar nosso apartamento e achamos com uma certa facilidade, o GPS é imprescindível nessas ocasiões.
O apartamento da anfitriã Marisa foi uma das melhores habitações de toda a viagem, bem localizado, muito limpo, simples porém muito funcional e completo. Aproveitamos nossa chegada e fomos até um supermercado para comprar algumas coisas, como já disse, demos prioridade para cozinhar em casa por questões de economia. Provisões compradas era hora de voltar para o apartamento, fazer uma janta rápida e descansar, no outro dia, começaremos a desbravar Buenos Aires.

Abaixo, algumas fotos de Colônia del Sacramento
Resultado de imagem para estrada para colonia del sacramento
Estrada para Colônia del Sacramento

Farol construído no meio das ruínas do Convento de São Francisco

Arquitetura colonial

Calle de los Suspiros, uma das ruas mais famosas de Colônia (pesquise o porquê hehe)

Antiga entrada murada da cidade

Antigos canhões de defesa

Ruas muito arborizadas

Carros antigos servem de jardim

Ou de mesa para restaurantes...