domingo, 4 de fevereiro de 2018

23/12 - Montevideo

Primeiro dia em Montevideo, após uma boa noite de sono, com uma chuva fortíssima à noite, acordamos e tomamos um bom café para descobrir o que a cidade tem a nos oferecer.
O dia estava nublado e com um vento constante, muito agradável para uma caminhada pela cidade velha e foi o que fizemos.
Antes de tudo, quero destacar que o trânsito de Montevideo não é dos melhores, os motoristas são em geral apressados, as ruas tem um asfalto muito irregular e em muitos cruzamentos (quase todos na verdade), não se sabe de quem é a preferência, por isso muita calma, no final tudo da certo.
Nossa primeira parada foi na Praça da Independência, onde está localizado o mausoléu do General Artigas, libertador do Uruguai.

Palácio Salvo e Estatua do General Artigas

Em destaque a Estátua do General Artigas

Palácio Salvo em destaque

Palácio Estevez

Torre Ejecutiva - Sede da Presidência

Puerta de La Ciudadela

Pausa para foto!

Teatro Sólis
 Ainda ao lado desta praça encontram-se o Palácio Salvo, a Torre Ejecutiva - Prédio da Presidência, ao lado o Palácio Estevez e atravessando a rua o belo Teatro Solis. Na ponta da praça está  Portal da Cidade Antiga.
Aproveitamos para tirar muitas fotos, mas o dia não ajudou muito por estar com o tempo muito fechado.
Após as primeiras fotos fomos até o Teatro Solis onde fizemos uma rápida parada,  andamos pela Rua Sarandi até chegar na Catedral Metropolitana, muito bonita por sinal.

Rua Sarandi

Vista da Rua Sarandi

Resultado de imagem para catedral montevideo
Fachada da Catedral

Interior da Catedral

Em destaque o altar

Deixando a Catedral com um tempo muito fechado e um vento muito forte voltamos para o carro e partimos para o Museu Andes 1972, local dedicado à tragédia que ocorreu quando um avião que levava um time de rugby uruguaio caiu em meio aos Andes na parte Chilena,  após 72 dias isolados nas montanhas, 16 foram salvos com vida. O Museu é pequeno, porém muito interessante, o valor foi de R$ 25,00 por pessoa para entrar.

Peças do avião.

Roupas improvisadas com estofamento dos bancos

Uma das rodas

Uniforme original do time de rugby

Máquina fotográfica que pertencia à um dos membros da equipe

Peça original do avião
No museu tem um ponto de foto onde todos os visitantes podem compartilhar usando a #Andes1972, a Marcela não resistiu e foi lá registrar!

Saindo do museu, próximo a hora do almoço, fomos comer no Mercado do Porto, ponto tradicional da cidade, era a vez de experimentar a famosa Parrilada, comemos no restaurante Roldós.
Pedimos uma Parrilada que era indicada para 2 pessoas, porém segundo a própria garçonete, 3 comiam bem. Para acompanhar pedimos um "medio medio", uma espécie de vinho, meio como um frisante, uma bebida clássica de Montevideo.
Parrilada + Medio + Refrigerante saiu  total de 1600 pesos uruguaios. Nossa refeição mais cara até então. Nosso veredito foi: Sim, de fato o prato é muito bom, mas não é espetacular. Você paga mais pela "pompa" do que de fato pela comida.
Após o almoço demos uma volta pelo mercado e vimos que estava tendo uma apresentação de samba, sim, samba! Segundo dizem o carnaval de  Montevideo é muito animado.

Bebida típica do Uruguai, o Medio y Medio.

A Parrilada!

Preparando a Parrilada!

Vista Geral do Mercado

Vista da fachada do Mercado do Porto
Saindo do Mercado do Porto fomos para o Mercado Agrícola Municial (MAM), como o tempo estava fechado e ventando muito, demos preferência para lugares fechados neste primeiro dia. O mercado é interessante, foi recém-reformado, muito limpo e organizado, onde você encontra os mais variados produtos. Aproveitamos para tomarmos um café e comprar algumas coisas para a janta. Como o Uruguai é um país muito caro, demos prioridade para cozinhar no apartamento para economizar, foi uma decisão muito acertada. Apenas para efeito de comparativo, o quilo do frango inteiro, onde aqui em São Paulo, você encontra em torno de R$ 5,00, lá estava quase R$ 20,00, e o mesmo acontecia em restaurantes, onde uma refeição não saía por menos de R$ 40,00 para uma pessoa.
Compras feitas, era hora de voltar para casa para fazer a janta e descansar, no outro dia tem mais!

Resultado de imagem para mercado agricola montevideo