domingo, 11 de fevereiro de 2018

14/01 – Salta



Aproveitamos para acordar mais tarde nesse dia, nossa única programação era a de ir no Museu de Alta Montanha ver as incríveis múmias de llullaillaco, três crianças incas congeladas que foram encontradas no topo dos Andes e estavam em perfeito estado de conservação por causa das baixas temperaturas. Pelas fotos parecia ser algo inacreditável, então, precisávamos conferir.

O centro de Salta é realmente muito bonito, plano, bem cuidado, com uma bela praça central, rodeada de comércio, bares, cafés e restaurantes, além de duas igrejas muito bonitas próximas uma à outra.

O museu abria apenas às 11 horas, por isso “enrolamos” um pouco por ali até que ele abrisse e entramos para ver se as múmias eram realmente tudo isso. Caso você seja estudante, leve sua carteirinha, a entrada no museu é relativamente cara, cerca de R$ 25,00 dependendo do câmbio, então, qualquer desconto ajuda.

O MAM como é conhecido é um museu pequeno, mas muito bem estruturado e cuidado, logo no início você entra numa sala onde está passando um vídeo sobre o resgate das múmias, muito interessante e mesmo estando em espanhol é possível compreender bem. No local você encontrará registros da expedição realizada, além de muitas informações sobre a cultura Inca, com um acervo interessante de objetos. Mas este não é o principal atrativo do museu, como eu comentei, foram encontradas 3 múmias de crianças que serviram de oferendas aos deuses e graças às baixas temperaturas elas estavam em perfeito estado de conservação e elas são expostas, uma de cada vez no museu. Por isso, antes de chegar até a parte principal, você vai sendo imerso na cultura local.

No dia que e que fomos, a múmia em exposição era da “Donzela” uma adolescente de aproximadamente 15 anos. É indescritível com palavras o sentimento de se ver a menina, não dá pra acreditar que aquele corpo tem mais de 500 anos e está num perfeito estado de conservação, é realmente muito impressionante, pois a sensação que se tem é que ela irá acordar a qualquer momento. Particularmente eu fiquei muito impressionado, e ficaria ali horas observando cada detalhe da múmia, mas como o fluxo é intenso, caso você demore muito, já começam a resmungar atrás, então, aproveite cada momento. Não é permitido tirar fotos, por isso a imagem que coloquei foi retirada da internet.

O museu conta ainda com mais alguns acervos interessantes, como uma múmia que havia sido roubada de um sítio arqueológico e recentemente foi devolvida ao museu, mas que não está no mesmo estado de conservação das anteriores. O MAM vale muito a visita, mas você não ficará ali mais do que uma hora, mas se estiver passando por Salta, a presença lá é obrigatória.

Após a visita ao museu, fomos para um mercado comprar algumas coisas para comermos durante o próximo dia de viagem, que seria muito longo, além de algo para jantar. Saindo de lá, procuramos um lugar para almoçar e acabamos escolhendo o El Charrúa, após lermos muitas recomendações na internet. Não é um restaurante barato, mas valeu cada centavo, a melhor parrilada que comemos em toda a viagem e certamente uma das melhores carnes que já comemos na vida, vale muito a pena. Para 2 pessoas o valor ficou em aproximadamente R$ 150,00 com bebida.

Depois do almoço resolvemos descansar no hotel, pois apesar de não estar um sol escaldante o dia estava muito quente e abafado. Como comemos muito bem no almoço, acabamos não jantando e fomos dormir cedo para enfrentar uma boa pernada até Resistência.


Seguem algumas fotos do nosso dia




Imagem relacionada

Resultado de imagem para múmias de llullaillaco

Nenhum comentário:

Postar um comentário