domingo, 11 de fevereiro de 2018

13/01 – San Pedro de Atacama à Salta



Dia de ir embora é sempre muito ruim, ainda mais quando se gostou muito de algum lugar, todos nós ficamos vislumbrados com o Atacama e a cidade de San Pedro, de fato um lugar único, digno de todos os elogios que se lê na internet, é tudo isso e muito mais. O deserto não é um lugar fácil de ficar, é necessário tomar MUITA água, passar bepanthol nos lábios, protetor solar obrigatório em todos os momentos, proteger bem a cabeça é fundamental, a pele como um todo fica muito seca e o corpo sente muito a altitude nos passeios, mas tudo isso é “fichinha” perto de tudo o que vimos.

Um adendo importante, SPA tem apenas 1 único posto de combustível, que está frequentemente cheio e é comum a gasolina acabar ao final do dia, por isso, é importante abastecer o carro de manhã e até chegar a aduana argentina, não existem postos.

Malas prontas, carro carregado, partimos para tomar café na Franchutería, como uma espécie de despedida de SPA. Café tomado, era hora de partir de pegar estrada. Antes de sairmos de da pousada eu fui até um posto policial me informar sobre gelo na pista, já que o trajeto para Salta é o mesmo que leva até o Salar de Tara, a policial me informou que a pista seria aberta somente às 10 horas, por isso não tivemos pressa no café.

Esperamos dar o horário e partimos rumo à Argentina, vale lembrar que por toda San Pedro se tem uma vista do vulcão Licancabur, mas ao longo do nosso trajeto ele aparece à todo momento, imponente na paisagem, uma imagem muito bonita. A pista que leva até a aduana está em bom estado de conservação, apesar de ser pista simples e não possui pedágios. A aduana chilena e argentina funcionam em um único prédio, o que facilita todo o processo de migração. Porém, vá preparado, ali você ficará algumas horas parado, quanto mais cedo conseguir passar, melhor. Lembrando também que neste trajeto atingimos o ponto mais alto da viagem, a 4830 metros, por isso leva muita água e se hidrate bastante para não sentir muito a altitude, quem sentirá é o carro, que ficará mais “fraco”, porém nada demais, é só seguir com calma sem forçar muito o motor que a viagem correrá tranquila.

Levamos cerca de duas horas para fazer todos os trâmites, a fila estava muito grande, na hora do atendimento, tudo foi bem rápido. Com a papelada em ordem, era hora de passar o carro para a verificação. Nessa hora ficamos com um pouco de receio, pois havíamos comprado “um pouco” de vinho no Chile e as regras para transporte são um pouco confusas, por fim o policial nos liberou sem maiores preocupações. Assim que você passa pela aduana existe um posto de combustível, é recomendável que você abasteça pois grande parte do caminho os postos são escassos.

O caminho até Salta é em grande parte tranquilo, porém, é importante lembrar que você passará pela Cuesta de Lipan, uma estrada com um conjunto de curvas inacreditáveis. Particularmente, eu achei uma delícia dirigir por este trecho, mas é importante ter todos os cuidados, pois a pista é realmente muito perigosa, ainda mais quando se tem um caminhão desgovernado atrás como aconteceu conosco, o melhor foi deixa-lo passar, e seguir tranquilo. Infelizmente pegamos muita neblina neste trecho e não pudemos parar para tirar uma única foto e nos poucos momentos que o tempo abriu, vimos uma beleza encantadora na paisagem. Quero voltar lá um dia com certeza.

O caminho até Salta passa pelas Salinas Grandes, um salar que é cortado pela rodovia, parada obrigatória para tirar fotos. Se tiver sorte de ter chovido naquela semana, você encontrará uma fina camada de água sobre o sal, dá um efeito de “infinito” lindo nas fotos, por sorte, estava assim no dia.

Como tomamos um bom café e saímos tarde de SPA, acabamos não almoçando neste dia e comemos algumas porcariadas que havíamos comprado, isso nos ajudou à ganhar tempo.

O trajeto em geral é muito bonito, porém, mais à tarde começou uma chuva muito intensa e várias pequenas paradas programadas tiveram que ser deixadas de lado, como por exemplo, a Quebrada de Humahuaca  que é linda, mas vimos apenas pelo carro, uma pena realmente.

Em alguns trechos a rodovia é duplicada, mas em via de regra a maior parte ela é simples e  bem conservada, com poucos trechos ruins. Nesta parte da viagem, antes da chegada em cada cidade havia um posto da polícia, fomos parados em todos eles, e conhecendo a “fama” dos policias argentinos estávamos prontos para aquela famosa propina que eles cobram, porém, quero destacar que todos eles foram muito educados e atenciosos e em momento algum precisamos “pagar um café” para sermos liberados.

Chegamos em Salta já a noite com uma garoa fina, paramos para jantar no restaurante Sueños, próximo ao hotel. Neste dia o jantar foi uma milanesa acompanhada pela deliciosa cerveja que leva o nome da cidade, comida simples, porém barata, cerca de R$ 40,00 o prato para duas pessoas.

Logo após o jantar fomos para nosso hotel, ficamos hospedados no Luxor, muito bom e bem localizado, recomendo.

Hora de descansar para no dia seguinte conhecermos um pouco dessa cidade que é conhecida com “La Linda”.

Seguem algumas fotos

Rua Caracoles, despedida
 















Nenhum comentário:

Postar um comentário