sábado, 10 de fevereiro de 2018

10/01 - San Pedro de Atacama

Primeiro dia em San Pedro de Atacama, estávamos muito ansiosos para ver tudo o que a cidade tinha à oferecer e conferir se realmente era realmente tudo aquilo que falavam sobre ela. Começamos nosso dia tomando café numa padaria chamada La Franchutteria, que está muito bem recomendada no maps e no tripadvisor, de fato, as avaliações são reais, o local é excelente, com um preço alto, mas de muita qualidade, aliás, falando em preço, o Chile como disse anteriormente é um país muito caro para nós, mas San Pedro de Atacama é ainda mais caro, então não adianta, o jeito é procurar gastar menos, porque aqui tudo é inevitavelmente caro.
Após um bom café da manhã fomos em direção às Lagunas Altiplânicas, li na internet que era possível conhecer muitos lugares no Atacama de carro, mas por questões de segurança, optamos por fazer apenas o primeiro dia com nosso carro, os outros passeios faríamos com alguma agência de viagem.
O GPS funcionou muito bem neste momento, e segundo muitos relatos que li na internet, as Lagunas Altiplânicas eram um dos lugares que se conseguiria chegar uma certa "tranquilidade" com um veículo que não fosse 4x4, de fato a maior parte do caminho é muito tranquila, estrada asfaltada, em boas condições, bem sinalizada e tranquila. Após algum tempo de estrada, avistamos o local por onde passa o Trópico de Capricórnio, pequena pausa para foto e já retomamos nossa rota. Até pouco antes de chegar nas Lagunas a estrada está muito boa, porém, nos últimos 5 quilômetros ela se torna de terra e está em uma condição muito ruim, porém devagar e com calma consegue se chegar até o destino e realmente não se precisa de um veículo com tração nas 4 rodas.
Ao chegar no parque paga-se 3 mil pesos chilenos para entrar, um valor justo uma vez que o local conta com uma boa estrutura, incluindo banheiros limpos e áreas de descanso. Ao avistar as Lagunas pela primeira vez se tem a ideia de estar dentro de um papel de parede do Windows, uma das paisagens mais bonitas de toda a viagem, o contraste entre o azul turquesa das lagunas com os Andes de fundo é deslumbrante, por isso, hora das fotos.
É importante ressaltar que as Lagunas estão à cerca de 4500 metros de altitude, o que faz com que uma caminhada possa parecer uma corrida quilométrica, por isso andar com calma, tomar muita água e se proteger corretamente do Sol é obrigatório. O passeio inclui conhecer duas lagunas, a Miscanti e Miñiques, uma está ao lado da outra e o acesso é muito fácil. Este é com certeza um local incrível do qual nunca esqueceremos, o visual que se tem é absurdamente lindo e dá vontade de passar o dia inteiro admirando o lugar. É possível também avistar vicunhas e flamingos nas lagunas.
Após tirarmos muitas fotos e ficarmos deslumbrados com o visual, no nosso roteiro do dia, estava previsto também conhecer as Piedras Rojas, por isso, voltamos para a pista e seguimos nosso caminho. A rodovia que leva até Piedras é bem conservada até certo ponto, depois disso pegamos um bloqueio de cerca de 20 minutos, pois a estrada de terra está sendo toda asfaltada. Pista liberada, continuamos nosso caminho, porém, para nosso azar, a entrada para as Piedras Rojas estava fechada. Os índios que moram por ali fecharam diversos acessos pois estão requerendo a criação de um parque a preservação do lugar, outros dizem que eles querem apenas dinheiro, de qualquer forma, só podemos olhar da pista e apesar de não podermos ter descido até lado, o visual é lindo, andamos mais alguns quilômetros, até chegarmos na Laguna Tuyajto, com uma visão maravilhosa, depois disso acabamos retornando, pois queríamos chegar cedo em San Pedro para poder reservar os passeios do dia seguinte.
Passada cerca de duas horas, estávamos de volta à San Pedro e fomos direto para Rua Caracoles, que é onde tudo acontece na cidade, como levamos muitas porcariadas na viagem, neste dia acabamos não almoçando. Decidimos não reservar nada aqui no Brasil e fechar todos os passeios na hora, o que foi uma boa escolha pois os preços são muito melhores, as agências mais famosas e conhecidas normalmente tem agenda mais lotada, porém, existem MUITAS agências de viagem em SPA e não tem porquê ficar com medo de não "não conseguir" fazer o passeio. Após muito andar e pesquisar, fechamos com a agência Vulcano Turismo, que estava em 9º lugar no tripadvisor. O atendimento foi muito bom, os preços ficaram bem em conta (quanto mais passeios você fizer, mais barato saíra, porém você corre o risco de pegar uma agência ruim e ficar "presa" à ela, por isso, pesquise bastante antes de fechar), e estava disponível para os dois passeios que gostaríamos de fazer, Geysers del Tatio e Salar de Tara. Claro que em 3 dias é impossível de se fazer todos os passeios disponíveis, por isso, escolhemos esses que julgamos ser os mais legais e que não é aconselhável se fazer por conta própria.
Ao todo, os dois passeios que fechamos, saiu por 55 mil pesos por pessoa.
Passeios fechados, voltamos para a pousada e fizemos uma jantinha rápida para comermos e logo descansar no próximo dia iríamos ver os Gêiseres e a van passaria para nos pegar às 4:30.

Abaixo seguem algumas fotos.














































Nenhum comentário:

Postar um comentário