sábado, 10 de fevereiro de 2018

09/01 - Copiapó à San Pedro de Atacama

Mais um dia de muito asfalto e o destino final era San Pedro de Atacama, após uma boa noite de sono, acordamos cedo e partimos atrás de um lugar para tomarmos café, apesar da cidade ser grande, padarias no estilo das do Brasil, onde é comum se ter mesas para tomar café da manhã, não existem. Vimos no maps a recomendação de uma padaria chamada La Chilena, partimos para ela, porém, acabamos não ficando por não ter lugar para tomar café por ali, tentamos a sorte em vários lugares e todos muitos simples, não havia espaço para tomar café em nenhum deles. Resolvemos então voltar para a primeira opção, que era "menos pior", decisão muito acertada, pois a dona do estabelecimento, muito simpática, ofereceu uma parte do balcão para comermos e mesmo não tendo lugar para sentar, tomamos nosso café ali mesmo.
Nossos planos eram de conhecer o Museu de Copiapó onde estão algumas peças que foram utilizadas no resgate dos 33 mineiros, porém, como era uma segunda-feira, ele estava, porém, no dia anterior, pesquisando na internet, vi que a mina onde ocorreu o acidente era cerca de 50 km da cidade e havia saída para a pista onde seguiríamos caminho, por isso, não tivemos dúvidas e fomos até lá. Grande parte do caminho é estrada de terra que está em condições razoáveis, porém, chegando lá, ela estava fechada para visitação, tiramos apenas algumas fotos de até onde conseguimos chegar e um pouco frustrados voltamos para nosso caminho.
Neste dia, eu coloquei uma parada "extra" na cidade de Antofagasta para vermos o monumento natural "La Portada", uma rocha esculpida pela força do vento e da água do mar que parecia ser muito bonito. Pegamos novamente muitos trechos de pista simples e alguns de pista dupla, o importante foi que ao longo do caminho pegamos um longo trecho que subia os Andes e neste ponto a pista está toda duplicada em ótimas condições, claro, pedagiada, como todas as grandes rodovias do Chile, neste dia andamos muitos quilômetros em áreas desérticas, extremamente secas, onde não se via nem mesmo arbustos, os postos são escassos em alguns trechos, por isso, sempre que possível, pare para abastecer.
Como havíamos feitos lanches no dia anterior com o que sobrou da parrillada, a ideia era almoçar em Antofagasta quando chegássemos no monumento, porém com a parada não prevista na mina, acabamos atrasando muito nosso dia, como resultado acabamos chegando relativamente tarde na cidade.
Apesar de ter lido muitos relatos negativos sobre a cidade, Antofagasta se apresentou muito bonita e bem cuidada, principalmente na parte da orla da cidade, tudo muito limpo e organizado, deixando a desejar apenas uma local onde havia muitos ciganos, que realmente não tinha uma boa impressão. Após conhecermos um pouco da cidade, era hora de chegar até o monumento, e ele é realmente inacreditável, o tom de azul esmeralda, contrastando com imensas falésias e a La Portada foi de encher os olhos. Após tirarmos muitos fotos, almoçamos com um visual deslumbrante, que com certeza valeu muito ter ido até lá.
Após um rápido descanso, voltamos para a estrada em direção à SPA, e ainda havia um caminho considerável pela frente. No planejamento que havia feito, fiz os cálculos para que não precisasse dirigir à noite, principalmente por questões de segurança, mas neste dia por causa das paradas extras, principalmente na mina em Copiapó, acabamos por ver o Sol se por quando estávamos indo de Calama para San Pedro de Atacama. Após cerca de 1 hora dirigindo a noite, chegamos em San Pedro, e a noite, realmente não deu para ter nenhuma boa noção da cidade, o jeito foi procurar a pousada onde ficaríamos para fazermos o check-in e descarregar as coisas.
O GPS nos levou direto à Pousada Andina, que fica um pouco afastada do centro, mas fácil acesso, principalmente se estiver de carro. Depois de nos alocarmos na pousada, o jeito foi procurar alguma coisa para comermos, e é importante dizer que San Pedro é uma cidade um pouco confusa para dirigir até que você se acostume, por isso, acabamos comendo um cachorro-quente num trailer que acabamos encontrando perto da pousada e essa foi nossa janta neste dia.
Agora era hora de descansar para no outro dia começar a descobrir tudo o que a cidade tinha à nos oferecer.

Seguem algumas fotos do nosso dia



























Nenhum comentário:

Postar um comentário