sábado, 10 de fevereiro de 2018

08/01 - Santiago à Copiapó

Neste dia acordamos bem cedo, deixamos as coisas arrumadas no dia anterior, tomamos um café e já partimos para pegar pista, como estávamos indo para San Perdro de Atacama, escolhi a cidade de Copiapó para dormirmos e seguirmos em frente no dia seguinte. A cidade é frequentemente escolhida por viajantes que fazem este trecho Santiago - SPA, principalmente por ser cidade mais desenvolvida, que oferece maior gama de opções, além de ficar mais ou menos no "meio do caminho" até SPA.
Como percorreríamos mais de 800 km ao longo do dia, preferimos sair cedo para o dia "render", foi uma boa opção, apesar de muito bem conservada, a maior parte da pista é simples e quando se pegava um caminhão, nem sempre era fácil encontrar um ponto de passagem, sem contar que existem algumas cidades pelo caminho, onde se pega trânsito e a velocidade de rodagem cai bastante.
Entre as duas cidades não existe muito á ser visto, é muito interessante ver que neste dia as paisagens mudam muito, indo desde o litoral, ate deserto à perder de vista. Os postos aparecem com uma certa frequência, mas lugares para comer, são bem escassos, encontra-se mais dentro das cidades que vão aparecendo ao londo do trajeto.
Vale a pena destacar que no caminho, se passa pela cidade litorânea de La Serena, que é realmente muito bonita e estruturada, pena não ter tempo para poder curtir melhor o lugar.
A rodovia estava bem movimentada, mas o trânsito fluía bem, apesar disso, nem sempre era possível andar na velocidade máxima que na maioria das vezes era de 110 km por hora, com isso, andávamos num ritmo mais lento, fazendo com que o tempo não rendesse muito.
Paramos para almoçar em um restaurante chamado Lennon (em referência aos Beatles), que fica na cidade de Vallenar, pedimos uma parrillada chilena, que parece a argentina e uruguaia, porém a principal diferença é que nesta a carne vem com uma espécie de "molho" em baixo, o que deixa o prato mais com cara de um ensopado do que de fato é, das 3 parriladas que comemos na viagem essa certamente foi a pior. Porém, muito bem servida, o que fez com já estivéssemos com a "janta" pronta.
Após almoçarmos, já voltamos para a pista para chegarmos o quanto antes, mais algumas horas de viagem e já avistamos a cidade, que praticamente depende exclusivamente da mineração, essa por sinal é a cidade onde está a mina onde ocorreu o acidente com os 33 mineiros no Chile. O local em si é muito desértico e seco, porém, era bom já irmos acostumando, pois encontraríamos muito disso em SPA.
Chegamos e fomos direto ao apartamento que havíamos alugado pelo Airbnb, nossa anfitriã Glória, muito simpática estava nos esperando e o lugar era de fácil acesso, o GPS encontrou sem problemas, após nos hospedarmos, fomos para o mercado comprar algumas coisas para comer com o que sobrou da parrillada.
Além disso, aproveitamos e passamos numa farmácia para comprar um medicamento para mal de altitude, você encontra vários na internet, e realmente nos ajudou bem durante a viagem.
Voltamos para o apartamento e todos estávamos muito cansados e como havíamos almoçado bem e não fazia muito tempo, fizemos alguns lanches com a carne que sobrou e acabamos indo dormir cedo. No outro dia era dia de chegar em San Pedro de Atacama.

Seguem algumas fotos do dia.








Nenhum comentário:

Postar um comentário