domingo, 11 de fevereiro de 2018

12/01 – San Pedro de Atacama

Após uma boa noite de sono, acordamos para mais um dia de passeio, após reclamarmos com a agência do café ruim no dia anterior, eles nos levaram na La Franchutería (que  já comentei aqui no blog) para tomarmos nosso desayuno. Como era de se esperar, comida muito boa, porém nos foi oferecido o básico, já estava melhor que o dia anterior, mas passou longe do “banquete” prometido. Café tomado era hora de pegar pista, neste dia estávamos num grupo pequeno, apenas 6 pessoas, por isso fomos de carro para o Salar de Tara, o que com certeza foi muito melhor.

Assim que entramos na pista que nos levaria até nosso destino, trânsito parado, fomos informados que havia chovido no dia anterior nas montanhas e por isso havia se formado gelo na pista, não podendo passar ninguém. Isso gerou uma grande frustração, pois queríamos muito fazer o passeio, nosso guia Francisco, sugeriu que fizéssemos outros tours para não perdermos o dia, informaram que a pista só abriria ao meio dia e ainda eram por volta das 10:00. O fato é que ficamos pelo menos uns 30 minutos por ali, discutindo sobre o que faríamos, foi a melhor coisa que fizemos, pois logo depois a pista foi aberta antes do previsto, caso optássemos por outro passeio, com certeza teríamos perdido um dos visuais mais lindos que já vimos em nossas vidas. Pista liberada, seguimos a diante, após rodar quase 2 horas, chegamos à primeira parada do passeio, no famoso Monge de La Pacana, uma rocha vulcânica que foi esculpida pela ação do vento e da chuva fazendo com que a pedra ficasse com um formato de um monge com um rosto indígena, realmente muito interessante.

Fotos tiradas, partimos então para adentrar o deserto e ir à busca do Salar, este passeio é OBRIGATÓRIO se fazer com agência, pois, além de ser necessário um veículo 4x4, não existem caminhos a serem seguidos, nem trilhas, é preciso conhecer muito bem o local para não se perder. Após rodarmos alguns quilômetros, nos deparamos com uma das vistas mais lindas que já vimos em nossas vidas, espalhadas pelo deserto, existem uma formações rochosas que levam o nome de Las Catedrales, por fazerem uma alusão a uma catedral com suas torres, é preciso um pouco de imaginação, mas a grande surpresa foi o GELO que se formou em meio ao deserto, exatamente isso, GELO NO DESERTO! Inacreditável, tudo estava coberto por uma fina camada de gelo, que com o contraste da areia avermelhada formava uma visão única, até nosso guia ficou impressionado, ele disseque faz o passeio há mais de 10 anos e viu aquela cena pouquíssimas vezes, que era muito raro isso acontecer, realmente fomos abençoados.

Após muitas e muitas fotos, admirando as belezas inacreditáveis continuamos nosso passeio observamos mais algumas formações todas cobertas por gelo, foi muito emocionante mesmo. É importante lembrar que nesse passeio o banheiro é a “mãe natureza”, por isso, é bom levar papel higiênico, lenços umedecidos e álcool gel, além é claro de muita água para encarar a secura do deserto e altitude que batia a casa dos 4800 metros.

Depois de ver tantas maravilhas, era hora de finalmente chegar propriamente no Salar de Tara, que confesso, achamos muito sem graça perto de tudo aquilo que havíamos visto. Uma rápida parada para fotos e já seguimos, a ideia era passar por uma laguna antes de retornar, porém uma forte chuva estava se aproximando e o guia achou prudente pularmos essa parte e retornar, ele estava com medo que chovesse na pista e que formasse gelo novamente. Por sorte deu tudo certo, acabamos “desviando” da chuva e retornamos para SPA com segurança. Neste dia de passeio, um almoço está incluso, normalmente se almoça no deserto, mas como acabamos voltando mais cedo, comemos em um restaurante na Caracoles, comida boa, nada demais, mas deu pra matar a fome.

Voltamos para a pousada maravilhados com tudo o que havíamos visto, porém, eu gostaria de ressaltar que caso não existisse a ocorrência de gelo o passeio até o Salar de Tara não é TUDO AQUILO que falam, ainda mais pelo preço, então, minha dica é: se tiver tempo, faça com certeza, mas caso esteja com tempo restrito, não sei se é um passeio imperdível, pois ele leva o dia todo.

Combinamos de descansar um pouco a tarde para “fugir” do calor escaldante do deserto. Já à tardezinha, voltamos para o centro para andar mole, ver artesanatos e comprar algumas lembrancinhas. Neste dia jantamos no Burger Garden, um trailer de lanches muito gostosos que fica próximo a Caracoles, cada lanche saiu em torno de R$ 35,00 com batata, bebida à parte. Preço bom por uma comida boa.

Antes de voltar para a pousada e arrumarmos as coisas, decidimos nos distanciar um pouco da cidade para observar o céu do Atacama, confesso que li muito na internet sobre a beleza desse céu noturno, mas estando em San Pedro, achei ele bem “normal”, acabamos não fazendo também o tour astronômico, mais por uma questão de gastos e também para sermos “obrigados a voltar” para isso, além de outros passeios “obrigatórios” que ficou para a próxima vez. Afastamo-nos cerca de uns 5 quilômetros da cidade e paramos num vilarejo para não ficarmos parados na pista, estava extremamente escuro, não se enxergava absolutamente nada, mas o que se abriu acima de nossas cabeças foi memorável! Uma quantidade infinita de estrelas, constelações e muitas outras formas que nem sei descrever bem com palavras, pois é inacreditável. O céu noturno do Atacama é realmente espetacular e indescritível, parece de mentira, só vendo para se ter noção e claro, e para as fotos ficarem boas, somente com câmeras especiais, mas estando ali, valeu cada segundo.

Céu apreciado, era hora de voltar para a Pousada, arrumar as coisas e descansar bem, no dia seguinte iríamos enfrentar uma boa pernada até Salta na Argentina.

Seguem algumas fotos do nosso dia.